Páginas

domingo, 16 de outubro de 2016

ANTROPOCENTRISMO, TEOCENTRISMO E SECULARIZAÇÃO

O que é o antropocentrismo?
O antropocentrismo surgiu com o fim da idade média onde a humanidade passou a permanecer no centro do universo, no centro do cosmo, no centro das ações, da expressão cultural, histórica e filosófica.

O que é teocentrismo?
É a predominância de que Deus é o centro de todas as coisas, sendo Ele a força maior.

O que é secularização?
A secularização é a transformação das crenças religiosas que estavam no domínio para o regime leigo, faz referência ao processo gradual de abandono dos preceitos culturais que se apoiam na religiosidade.






EXPRESSIONISMO

O que foi o expressionismo?
Foi um movimento artístico que teve inicio no século XX. Consideramos como um movimento heterogêneo, ou seja, diferente dos outros. 
Pois teve artistas em diferentes épocas e diferentes nacionalidades, surgiu pela Alemanha enquanto o país passava por uma guerra.
A arte expressionista mostrou um estado psicológico dos artistas.
O artista que deu o ponta pé inicial foi Vincent Van Gogh.

Características:
As principais características das obras do expressionismo eram cores vibrantes, fortes figuras distorcidas e lineares, em alguns casos se usa a abstração. 


PRINCIPAIS ARTISTAS

Otto Mueller ou Müller (16 de outubro de 1874 - 24 de setembro de 1930) foi um pintor alemão e gravurista do Die Brücke movimento expressionista.

Emil Nolde, o famoso pintor alemão e artista gráfico, foi um dos pioneiros do expressionismo. Central à sua arte, além de paisagem, eram as próprias pessoas.


Alfred Leopold Isidor Kubin foi um ilustrador expressionista austríaco e escritor ocasional. É considerado um importante representante do Expressionismo e do Simbolismo.



Van gogh é considerado um dos principais artistas do expressionismo, nasceu em 30 de março de 1853, teve dois irmãos no qual tinha um forte vínculo. Ele começou a trabalhar cedo com o seu tio, um comerciante de arte em Haia, tempos depois foi para Londres e Bruxelas. Em 1875 foi para Paris, mas se desentendeu com os clientes e foi demitido. Voltou para junto de sua família, mas só se entendia com o irmão Theo.
Tornou-se depressivo e sofreu seguidas crises nervosas. Tempos depois decidiu seguir a carreira de teologia, mas foi reprovado.
Em 1880 quando estava sendo sustentado pelo irmão, volta para Bruxelas e depois retorna para Haia onde passava seus dias lendo e pintando. Em 1882 fez sua primeira pintura a óleo e em 1886 vai para Paris e fica na casa de seu amigo Theo e no período de dois anos pinta 200 quadros .
Como não estava muito bem saúde vai para o campo de Arles onde pinta mais de 100 quadros ao ar livre, entre eles uma das suas obras mais famosa “os girassóis”.
Trabalhando junto com seu amigo Gauguin, Van gogh não estava em seu estado normal e em uma de suas crises de mau humor ataca o seu amigo com uma navalha após descobrir que sua namorada o traia com o pintor. Certo dia em uma das sua crises cortou a própria orelha e mandou em um envelope para a mulher que motivou a briga.
Em 1890 vai para um hospital onde fica aos cuidados do Dr. Gachet, então começa a pintar freneticamente. Pintando mais de 200 desenhos e mais de 40 quadros, onde pintou o quadro em homenagem ao seu médico o “Retrato de Dr. Gachet”. No dia 27 de julho, Van Gogh vai para o meio do campo de trigo e dá um tiro no peito, vindo a falecer no dia 29 de julho de 1890.


Autorretrato, primavera de 1887, pintura a óleo, 42 × 33.7 cm.
Autorretrato com a Orelha Enfaixada ou Autorretrato com a Orelha Cortada é uma obra tracejada de Vincent van Gogh, que retrata parte de sua loucura.


OBRAS DE VAN GOGH

Vaso com doze girassóis(janeiro de 1889). 
Doze girassóis numa jarra é considerada uma das melhores e mais famosas obras do pintor holandês Vincent van Gogh.


A noite Estrelada é uma das mais conhecidas pinturas do artista holandês pós-impressionista Vincent Van Gogh. Foi criada por Vang Gogh aos 37 anos. Enquanto esteve em asilo em Saint-Rémy-de-Provence.

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

OS CINCO NÍVEIS DE PRECONCEITO

Allport criou a escala de preconceito dividido em cinco níveis.

Onde o primeiro nível é a antilocução que consiste na agressão verbal, caricaturas e charges com o objetivo de ridicularizar a vítima. O segundo nível é a esquiva quando a pessoa se afasta do indivíduo. O terceiro nível é a discriminação quando os direitos das pessoas que são garantidos por lei passam a ser negados. O quarto nível é o ataque físico onde as vítimas são agredidas fisicamente e os agressores também danificam as coisas do ser. O último nível de preconceito é o extermínio quando o objetivo dos agressores é acabar com todo o grupo.

Antilocução

A professora não gostava de pobre’: bolsistas criam página contra preconceito em universidade carioca

Grupo no Facebook reúne relatos de discriminação e racismo por parte de docentes e alunos da PUC-Rio; instituição diz disponibilizar canais para denúncias.
Gabriel Gomes, Lucas Clementino e Michelle Egito (da esq. para a dir.), três dos oito integrantes do "Bastardos da PUC-Rio"; para eles, alunos bolsistas precisam entender que universidade também é "100% deles (Foto: Jefferson Puff/BBC Brasil)Gabriel Gomes, Lucas Clementino e Michelle Egito (da esq. para a dir.), três dos oito integrantes do "Bastardos da PUC-Rio"; para eles, alunos bolsistas precisam entender que universidade também é "100% deles (Foto: Jefferson Puff/BBC Brasil)
"Você é pobre? E bolsista? Não sabia que a PUC misturava o tipo de gente que estuda Relações Internacionais, até porque é um curso que exige inglês, né?"
Foi assim que um aluno da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a PUC-Rio, bolsista do ProUni e morador de um bairro do subúrbio carioca, diz ter sido recebido por um colega no primeiro semestre de aulas, durante um debate sobre cotas raciais.

Esquiva

Cliente se recusa a ser atendido por vendedores negros em shopping e causa indignação popular

Na noite da última terça-feira, 29 de setembro, um incidente envolvendo discriminação racial, mais uma vez, escancarou o que no Brasil é conhecido como racismo velado. O episódio aconteceu em um shopping da capital baiana, Salvador, que atende pela título de cidade mais negra do mundo fora da África. No país mais negro do mundo fora da África.

Segundo matéria publicada pelo jornal Metro1, que recebeu informações de um leitor presente na ocasião, uma mulher se recusou a ser atendida por vendedores negros no Shopping Barra e causou indignação de quem passava por lá. Primeiro, dispensou o atendimento de uma manicure em um salão de estética e , logo depois, um vendedor da loja Fast Shop; tudo porque se tratavam de pessoas negras. Não satisfeita, a cliente ainda xingou o segurança da loja de eletrônicos de "macaco", que resolveu então chamar a polícia. "Ela disse para um vendedor negro da Fast Shop que ele deveria ser motorista de traficante", relatou o leitor.

Discriminação

Direitos das crianças estão sendo negados
Dia da Criança não é só para comemorar e dar presente, mas também para lembrar uma série de direitos que estão sendo negados a crianças e adolescentes que passam por algum tipo de vulnerabilidade social. Com base nisso, durante as comemorações da data realizadas na Cidade da Criança, no Centro, integrantes do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA) e do Fórum Cearense de Enfrentamento a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes denunciaram a precariedade de políticas públicas voltadas para área.
A gravidade é tamanha, que o problema começa com os dados imprecisos do poder público. No ano passado, o Ministério da Justiça contabilizou 296 casos de abuso sexual notificados em Fortaleza e apenas 50 de exploração sexual.

Ataque físico

Quem são os homens negros vítimas de policiais brancos cujas mortes geraram novos protestos nos EUA

As mortes de Philando Castile, que trabalhava em uma escola, e Alton Sterling, que vendia CDs em estacionamento, foram registradas em vídeo e geraram novas críticas de racismo contra forças policias americanas.

Os Estados Unidos acordaram nesta sexta-feira com os relatos dramáticos do ataque, em Dallas, de um franco-atirador que matou pelo menos cinco policias e deixou outros seis feridos.

As razões do ataque a policiais não estão claras, mas muitos dizem que podem estar ligadas às recentes mortes de negros pela polícia, que geraram protestos em várias cidades americanas.

Na raiz destes protestos estiveram as mortes de Philando Castile e Alton Sterling, na terça e na quarta-feira. O ataque em Dallas veio durante um desses protestos, que mais uma vez levou americanos às ruas em manifestações contra o suposto racismo de forças policiais do país.

Castile foi baleado por um policial quando supostamente pegava sua carteira de motorista no carro, a pedido de um policial, em St Paul, Minnesota, na quarta-feira. O caso teve grande notoriedade no país por causa de uma transmissão em vídeo feita ao vivo pelo Facebook de sua namorada, que estava no mesmo carro cercado por policiais.

Já Alton Sterling foi morto pela polícia em Baton Rouge, Louisiana, quando vendia CDs no estacionamento de uma loja de conveniência. Dois vídeos mostram a polícia partindo para cima dele para imobilizá-lo e o som de tiros sendo disparados.

Extermínio

Ataque em Orlando é o mais mortal registrado contra homossexuais

Incidente mais grave tinha sido em 1973, com 32 mortes.
Em ataque a boate gay de Orlando, atirador matou 49 pessoas.

Os homossexuais são frequentemente vítimas de ataques em todo o mundo, mas os assassinatos em massa são raros e nenhum atingiu a escala do tiroteio de Orlando (Estados Unidos), que fez 49 mortos no domingo (12).

Até agora, o incidente mais grave havia ocorrido em Nova Orleans, onde um incêndio criminoso contra um bar gay causou 32 mortes em 1973.